sábado, 11 de julho de 2009

Arte


Arte não é o resultado de um trabalho, por mais complexo que ele seja.

É a manifestação sobre o ser humano independente de sua vontade. Uma escultura, pintura, gravura ou performance são objetos ou atitudes como quaisquer outras. A arte é a força que fez com que essas obras existissem. A arte aconteceu enquanto o homem as produzia. Há uma tendência de chamarmos artista a qualquer pessoa que lida com algum produto dessa atividade. Para alguém se tornar um artista, não basta estudar arte. Isso somente lhe dará algum conhecimento sobre alguma técnica que irá lhe proporcionar habilidade para produzir algum objeto. Durante essa produção a arte se manifestará, mas se isso o tornará um artista, não sabemos. Um artista não cria apenas uma obra. Ele cria um novo pensamento sobre determinada vertente. Tem uma trajetória e durante essa ele estabelece conceitos e parâmetros. Estes elementos serão objetos de estudo, traçarão outros caminhos determinando divisores de linguagens. Poucos chegam nesse patamar. Alguns são chamados de gênios, outros são lembrados por sua trajetória e suas obras.


Uma certeza podemos ter, quando Vincent Van Gogh criou o "Girassóis", não estava pensando em decorar nenhum aposento com ele.

A arte estava em Van Gogh, suas pinturas são o resultado dessa manifestação. São obras "da arte", feitas por um "artista".