sábado, 14 de novembro de 2009

Pássaros Cibernéticos - Da série Áquilas Formas.



Todas as peças desta mostra foram executadas a partir de material reciclado.. Chapas galvanizadas encontradas no lixo de uma obra.. A ideia é contrapor volumes através de consecutivas dobraduras..O tema são pássaros futuristas que se "autocriariam" numa alusão ao desconhecimento que temos em relação ao futuro do nosso lixo e sua reutilização. A mostra tem a pretensão de abrir uma discussão sobre o momento em que não teremos mais como processar nossos descartáveis..Podemos supor que de forma fantástica, o próprio lixo consiga se reciclar.. Como ficção ou humor mórbido, não seria nada tão extraordinário se pedaços de chapas, parafusos, peças de máquinas etc. se autotransformassem em animais robóticos..
"Pássaros Cibernéticos" é uma visão resultante deste pensamento..Simplório? Engraçado? Infantil? Exagerado? Eu não sei!! alguém sabe?

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Portal das Águas - Granito cinza. 2005


Portal das Águas ficara esquecido dentre peças inacabadas..
Hoje quando cheguei no atelier não sei bem porque olhei para
um canto escondido..Ali havia uma quantidade apreciável de pedaços de peças,
algumas inteiras ou quase acabadas.
O portal era uma das primeiras peças na boca de um... buraco.
Não gosto de valorizar coincidências, nem outros eventos que fogem do meu controle...mas estou feliz por reencontrar essa obra.
Gosto muito dela.
A propósito das obras "jogadas" no terreno do atelier.
Estão muito bem ali..

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Portal das Eras. Arenito e bronze.



Esse é um dos portais que mais me agrada. Não tanto pelo significado, mas pela escultura em si..Penso que essa peça reúne o essencial estético, sem excessos e sintetiza a ideia naturalmente.. Os portais foram peças nascidas de um pensamento atemporal, em nenhum momento pesou sobre os projetos qualquer conceito estético, no entanto, o resultado é satisfatório sob todos os aspectos..Coisas que costumo atribuir ao acaso, porém sei que nem tudo pode ser colocado dessa forma..Às vezes aquilo que julgamos acontecer por acaso na verdade recebeu sua maturação longe do nosso olhar..Não vimos, portanto não conhecemos, mas não quer dizer que não exista.

Pode ser um pensamento...mágico! mas acho que os portais aconteceram cada um em seu momento, sem a minha ou qualquer outra interferência..Penso que fui apenas um instrumento nesse processo.. Quando olho para eles tenho certeza absoluta.. Estou muito feliz por isso..