sábado, 19 de setembro de 2009

Terraço de Café à Noite.


"É tão fácil pintar um bom quadro como

encontrar um diamante ou uma pérola.

Significa obstáculos e você arrisca

sua vida por isso".


Vincent Van Gogh.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Princípio 1


Passei quase uma década longe do meu atelier. Durante esse tempo meu lugar de trabalho se transformou em sede de reuniões do Lions juvenil. Não sei se é exatamente esse o título do grupo e a gurizada ocupou o espaço sem deixar maiores rastros. Assim que saí deixei a figura do Giramundo suspensa pelo braço de arame na parede.

Quando voltei ele estava exatamente no mesmo lugar, porém com o acréscimo de um pequeno cartaz onde se lê: " Princípio 1 - Interesse-se sinceramente pelas outras pessoas".


O vagabundo nunca esteve tão apropriadamente colocado. Há mais de duas décadas ele ostenta seus andrajos nessa mesma parede, da metade deste tempo para cá, uma frase de múltíplos sentidos coloca-o numa dimensão acima das vaidades humanas.


Não sei qual dos jovens teve essa ideia. Talvez tenha sido uma coincidência, ou uma atitude juvenil movida pela curiosidade meramente especulativa. Na verdade isso não importa, o Giramundo adquiriu seu espaço. Penso que há coisas inexplicáveis fazendo parte de resultados. Pequenas coisas, mas por onde o mundo gira.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Sonho entre sombras-Repouso de Helena-Carrara


Poucas vezes consegui materializar um sonho. Tanto quanto este dentre as sombras enquanto procurava por "Tarc". Te conheci numa escalada infinita e te trouxe para a realidade. Ainda repousas entre as brumas, como num sonho.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Giramundo vagabundo. Madeira-arame-bandagens.


Uma frase de Lin Yutang ecoa em minha memória: " O vagabundo sempre será imune às ditaduras". Na verdade a frase não é assim, pois não lembro integralmente. O livro "A importância de viver" é um baú de tesouros. Vou pedir ajuda à minha amiga Helena Erthal que é a única pessoa na galáxia que posso afirmar que além de mim, leu este livro. Ela certamente poderá corrigir a frase, mas o sentido é mais ou menos esse é o espírito livre do vagabundo que nos torna protegidos das ditaduras.


Essa peça de 1983 sintetiza as minhas ideias em torno da figura. Como posso transformar uma única obra em dois conceitos antagônicos. Giramundo é duas personalidades é um poeta e um vagabundo. Como poeta ele recebeu o tratamento nobre do bronze, viajou pelo mundo até se fixar numa coleção na Itália. Como vagabundo ele se mantém sob minha guarda. Seus farrapos dia a dia perdem partículas que alimentam traças. Toda vez que por descuido lhe toco, ele solta em meus olhos o pó de duas décadas. Entretanto essa é a forma que mais admiro e respeito. É como eu lhe dei a vida, Giramundo vagabundo.