terça-feira, 10 de novembro de 2009

Portal das Eras. Arenito e bronze.



Esse é um dos portais que mais me agrada. Não tanto pelo significado, mas pela escultura em si..Penso que essa peça reúne o essencial estético, sem excessos e sintetiza a ideia naturalmente.. Os portais foram peças nascidas de um pensamento atemporal, em nenhum momento pesou sobre os projetos qualquer conceito estético, no entanto, o resultado é satisfatório sob todos os aspectos..Coisas que costumo atribuir ao acaso, porém sei que nem tudo pode ser colocado dessa forma..Às vezes aquilo que julgamos acontecer por acaso na verdade recebeu sua maturação longe do nosso olhar..Não vimos, portanto não conhecemos, mas não quer dizer que não exista.

Pode ser um pensamento...mágico! mas acho que os portais aconteceram cada um em seu momento, sem a minha ou qualquer outra interferência..Penso que fui apenas um instrumento nesse processo.. Quando olho para eles tenho certeza absoluta.. Estou muito feliz por isso..

4 comentários:

Cynthia Lopes disse...

Estes portais mexem muito com o nosso imaginário. Abrir portas e janelas de casa já possue seu significado, imagina um portal. Um arquétipo muito forte, um abrir-se para, o que pode ser muito bom. Gosto também das texturas, muito diferente de outro que gosto muito que é seu portal de passagem. Uma pena que pela foto não dê para ver nitidamente estas diferentes texturas e cores ( me parece que existem cores). Amei,
bjs

Helena Erthal disse...

Ricardo, sua sensibilidade é a chave mestra para acessar as infinitas possibilidades estéticas da arte. Belíssimo trabalho, ele está entrosado com os outros portais sem por isso deixar de mostrar identidade própria.
beijos

Ricardo Kersting disse...

É verdade Cynthia.. Eu me sinto um privilegiado por poder realizar alguma obra resultante deste pensamento..Muito obrigado..
Beijos.

Ricardo Kersting disse...

Oi Helena..

A tua presença neste blog é mais que bem-vinda, é essencial.

De alguma forma me sinto na obrigação de externar meu pensamento sobre os portais..Não posso fazer muita coisa, pois na verdade, essas manifestações brotam com muita naturalidade como se eu os tivesse conhecido em algum lugar no tempo..A ligação que sinto com as origens humanas acabam desaguando diretamente nessas esculturas e é como citei no texto; isso me faz muito feliz..
Beijos.